Saúde: Chocolate faz bem!

12 de jul. de 2011

Chocolate, quem não gosta? Ao leite, amargo, meio amargo, branco...Seja qual for o jeito, é um alimento apreciado em todo o mundo e por todo mundo!
Esse paraíso do paladar, tem a capacidade de transmitir a sensação de bem-estar e felicidade, pois estimula o cérebro a produzir serotonina. E graças a substância estimulante chamada teobromina, ficamos viciados em chocolate!

      O Bem:
Qualquer pessoa sabe o quão delicioso é seu sabor tão bem quanto a sua capacidade de ajudar a engorda. Por ter um alto teor de açúcar e gordura, o chocolate comum foi classificado como guloseima que engorda e aumenta o colesterol.
Porém nem todos sabem que o chocolate pode ser benéfico ao nosso organismo. ISSO MESMO: o chocolate faz bem! Esse alimento é produzido a partir do cacau, conhecido há mais de 3.000 anos. O cacau é rico, especialmente, em flavonoides, que são potentes antioxidantes. Os antioxidantes protegem o organismo dos radicais livres (moléculas bastante reativas que são produzidas pela oxidação biológica e danificam vários tecidos).
Estudos revelam que o chocolate tem efeito benéfico sobre:
    • Sistema cardiovascular: reduziu a pressão arterial, melhorou o fluxo sanguíneo nas artérias, reduziu o colesterol total e LDL (“colesterol ruim”).
    • Sensibilidade à insulina: teve aumento significante, reduzindo o risco de diabetes tipo II.
    • Envelhecimento: ajuda a preveni-lo
    • Sistema nervoso: estimula os neurônios, deixando as pessoas mais alertas
Resultados sugerem também que o chocolate pode diminuir a inflamação e tem efeito anti-troboembólico similar ao efeito da aspirina.


Benefícios x Tipo de Chocolate:
Os efeitos benéfico do chocolate provêm principalmente do cacau, por tanto, quanto maior a quantidade de cacau no chocolate, melhor.

O chocolate mais conhecido em todo o mundo, é o chocolate ao leite. Por ser o mais doce, apresenta uma mais leite, gordura e açúcar do que cacau (possui em média apenas 11% de cacau e seus derivados na composição). Por ter uma pequena porcentagem de cacau, apresenta baixo teor de flavonoides, e esses poucos antioxidantes tem seu efeito bastante reduzido pela adição de leite.
O chocolate branco é o menos benéfico. Em relação aos outros dois tipos, ele possui mais gorduras hidrogenadas e menor quantidade de cacau na sua composição, sendo mais calórico.
Por sua vez, o chocolate amargo possui em média 70% dos derivados do cacau na sua composição. O seu sabor bastante amargo é sinônimo de muitos flavonoides e de um alto poder antioxidante. Os efeitos antioxidantes dos flavonoides não é afetado pois na composição do chocolate amargo não há leite e a quantidade de açúcar é muito pequena. Entre as gorduras contidas há apenas uma que é muito prejudicial a saúde, porém as outras que possuem efeitos benéficos ao organismo, compensam.




Para ter os benefícios do chocolate, algumas regras:
    • Precisa ser do tipo amargo (60%-70% de cacau)
    • Não tenha leite na composição (não deve ser ingerido com leite ou derivados)
    • Ingerir no máximo 30g por dia
Isso aí gente! Vamos comer chocolate e usufruir de seus efeitos benéficos, mas sem esquecer que tudo em exagero faz mal hein?!


3 Comentários
Comentários

3 comentários:

  1. Seguindo o Blog lindona, obg por participar do sorteio la no Blog viu, boa sorte, beijos e sucesso no Blog.
    http://amandaflordeliz.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Amo chocolate!!! como todo dia!

    Flor do campo, amei seu post,
    Amo seus comentários
    Tem sorteio kit sigma face no blog!
    Beijos cor de rosa
    Janaína Pereira
    Rosa & Pink by Jana
    _________________________________

    Blog : (www.rosaepinkbyjana.com)
    Twitter: @blogjanna

    ResponderExcluir
  3. Oi lindona, tem uma Tag pra vc la no Blog, espero que cê goste beijos.

    ResponderExcluir

Página Anterior Próxima Página Início
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...