Saúde: alimentos que saciam

21 de jan. de 2012
Verão: sol, praia, mar, piscina, óculos de sol, chapéu de praia, protetor solar e...BIQUÍNI! O que mais ouço, por morar no litoral, é a frase "O verão está chegando. Vou fechar minha boca para ficar perfeita no biquíni". Mas então nos deparamos com as festas de final de ano ou até mesmo aquela festinha do final de semana com os amigos, e então a dieta já era. A mulherada enlouquece para voltar ao peso que tinha antes, ou até menos, passando a fazer qualquer dieta pronta que há em tantas revistas.

A preocupação de quem faz dieta é a quantidade de calorias que estão sendo ingeridas, porém não é bem assim. Pense bem: vale mais ingerir vários alimentos com poucas calorias ou consumir poucos alimentos com mais calorias, mas que tem poder de saciedade? É sobre isso que nossa tag Saúde irá abordar hoje. Vamos lá?

Para uma pessoa emagrecer e manter o peso ela não deve se preocupar apenas com o quanto de calorias que determinado alimento tem, ela deve se importar com o tipo do alimento que ela está consumindo. Uma boa pedida para as pessoas que querem conquistar e permanecer no peso desejado, é fazer uso de alimentos sacietógenos. Esses alimentos possuem uma digestão mais lenta e, por isso, oferecem a sensação de saciedade.

Os alimentos sacietógenos são ricos em fibras solúveis que se dissolvem em meio aquoso formando, no estômago, um gel que permite saciar a fome. Alguns desses alimentos, como a banana e o abacate, possuem grande teor calórico mas, pela alta capacidade de saciar, são indispensáveis na dieta. Por exemplo, no lugar de você comer no café da manhã pão + queijo + suco + fruta, invista em 1/4 de abacate + 1 banana. Essa junção irá te deixar sem fome até a hora do almoço, afirma a nutróloga Jane Corona.



As fibras solúveis, presentes nos alimentos sacietógenos, auxiliam no controle do peso pois tornam a digestão mais lenta, aumentando a secreção dos hormônios da saciedade; dificultam a digestão de gordura e amido no intestino delgado; não elevam muito o índice glicêmico após a ingestão de alimentos; e reduz a taxa de colesterol no organismo pela baixa digestão de gorduras.

Entre os alimentos sacietógenos, os mais fáceis de achar e comprar são: banana, abacate, cebola, pepino, abobrinha, azeite de oliva, feijão, jiló, cacau, canela, chá verde, café, linhaça, aveia e berinjela.


Para conseguir saciedade, você também pode fazer uso da água. Ela ocupa espaço no estômago, oferecendo assim saciedade a curto prazo. Alimentos com quantidades um pouco elevadas de proteína também são bons para saciar a fome pois, por serem nutrientes grandes, as proteínas demoram mais para serem digeridas.

Lembrando que o exercício físico, qualquer que seja, também é indispensável. Aliando o exercício com uma dieta adequada para o seu corpo e sua necessidade física, não há quem perca peso! Boa sorte e persistências minhas femininas!
10 Comentários
Comentários

10 comentários:

  1. dicas preciosasssss! obg!
    beijo ;*

    http://lorena-flor.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Tô precisando melhorar minha alimentação, então amei as dicas!! A de tomar água para evitar comerr porcaria eu já usava, tomo água o dia inteiro!!

    Amei o blog, estou seguindo!
    Um beijo!
    ✿Camie
    Camila In Wonderland

    ResponderExcluir
  3. adorei as dicas!

    http://www.byjessicarodrigues.com/

    beijos

    ResponderExcluir
  4. Vou te contar Dani, esse chá verde é o demonio.. kkkkkk eu passei a tarde e a noite sem fome.. quase que eu fico só o osso.
    Ah, um pedidinho, faz um post falando sobre a coleção de batons neon da faces natura. Tão muito lindos, mas na internet não consegui nenhum blog interessado.

    ResponderExcluir
  5. Oie Dani!!!
    Adoreiiii o post e as dicas.
    Beijocas

    @juhbarreto

    www.territoriodemeninas.com.br

    ResponderExcluir
  6. @Lorena Flor Imagina flor! Qualquer outra coisa que queira saber, é só mandar um e-mail e eu irei em busca para responder aqui.

    Volte sempre,
    beijos.

    ResponderExcluir
  7. @Camila Barreto Os alimentos sacietógenos são excelentes, não esqueça de incluí-los na sua dieta. E lembre-se, visite sempre um nutricionista, ele irá te orientar direitinho!

    volte sempre,
    beijos.

    ResponderExcluir
  8. @Bárbara Farias Olha aí, já temos um depoimento sobre o poder do Chá Verde rsrsrsrs. Irei fazer sim! Estou preparando já. Quando tiver pronto eu te mando o link :D

    obrigada pela sugestão.

    Volte sempre,
    beijos.

    ResponderExcluir
  9. @Juh Barreto Obrigada linda! Volte sempre que tem muito mais vindo por aí :D

    beijos.

    ResponderExcluir

Página Anterior Próxima Página Início
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...